CONHEÇA JACUPIRANGA

NASCEMOS COM ESTE DOM
 
Nascemos a tempos! Nascemos com vastas florestas, rios, montanhas e centenas de animais e plantas.
A nós foi deixado um legado e temos um dom. Nosso dom?
A própria natureza, intocável, privilégios de poucos e oportunidade de muitos.
Jacupiranga tem uma rica história e um futuro promissor. (I.M.S.)
 
Um pouco de nossa história...
 
As primeiras ocupações na cidade aconteceram no final do século XVIII, quando alguns habitantes da antiga Vila de Nossa Senhora das Neves, exploravam a região, tendo oportunidade de descobrir nas margens dos rios, pequenos veios de ouro, que passaram a ser explorados. Isto atraiu mais aventureiros para a região, aumentando o número de habitantes, mas somente no início do século XIX, outras pessoas estabeleceram-se nessa região.

    
A existência da povoação que teve o primitivo nome de Botujuru, começava a tomar forma e então recebeu a construção da primeira capela.

Em 1870, o povoado passou a categoria de Vila, recebendo o nome de Jacupiranga, palavra de origem indígena significando jacu-vermelho (pássaro do peito vermelho).
 
Alguns anos mais tarde (1888), foi construída a Igreja Matriz, que é um marco histórico para a cidade e no dia 29 de dezembro de 1927, foi criada como município a cidade de Jacupiranga.

Nos anos seguintes Jacupiranga teve outro fato relevante na sua história, que foi o inicio da exploração de minerais, o que trouxe mais pessoas para se fixarem no município, trazendo o desenvolvimento local.
    
 


Porém Jacupiranga não se resume a fatos históricos, a cidade também possui outras riquezas, como a cultura, artesanato, comidas típicas e principalmente a natureza intacta com diversos atrativos aos turistas.
 
Por estes e tantos outros valores, o município é considerado um lugar estratégico para pessoas que tem o interesse de se aventurar através do Turismo Ecológico e de Esportes Radicais - Rapel,escalada, bóia-cross, off-road, down-hill, canoagem, asa delta dentre outros.

Pois contém uma infinidade de rios, cascatas, cachoeiras e montanhas com mais de 1.300 m de altura, sem contar com sua fauna e flora, que a própria natureza se encarregou de conservar com o passar dos séculos.

Todas estas preciosidades bem como a cidade, estão localizados dentro do Parque Estadual de Jacupiranga, considerado o 2º maior do estado de SP e também reconhecido pela UNESCO como patrimônio da humanidade

O Lugar também é apropriado para aqueles que querem simplesmente descansar e passear, aproveitando o momento para degustar da gastronomia local e também saborear do famoso rodízio de churrasco na churrascaria aonde a modalidade nasceu.

Venha conhecer Jacupiranga e se impressionar com as inúmeras possibilidades que você pode encontrar para fugir do stress e da correria do dia-a-dia.

Texto e fotos de Vale Ecoturismo : www.valeecoturismo.webs.com




<< Voltar



13 3864-1711